Contabilidade do futuro: sua empresa está preparada?

Para manter o escritório competitivo e voltado para a contabilidade do futuro, será preciso que os contadores acompanhem 7 tendências-chaves. Vamos descobrir quais são elas!

Se existe uma verdade que poucos aceitam é que o mundo não é mais o mesmo e está mudando em escala. Novas tecnologias são lançadas todos os dias, o comportamento das pessoas passou por alterações (devido aos eventos dos últimos anos, como a pandemia), e prioridades foram redefinidas. 

Assim como esses componentes (tecnologia + comportamentos + prioridades) passaram e ainda estão passando por transformações, mercados e setores também foram e estão sendo repaginados. E isso para poderem acompanhar as mudanças e entregar o que o presente e o futuro exigem.

O mesmo vale, é claro, para a contabilidade. Muitos escritórios tradicionais já estão perdendo espaço para empresas que atuam com contabilidade digital; e a contabilidade consultiva, uma modalidade que consiste em oferecer serviços de aconselhamento estratégico aos clientes, também está ganhando cada vez mais adeptos.

7 tendências de contabilidade do futuro para ficar de olho

Vamos entender quais são as tendências do setor contábil para os próximos anos, e como você, contador, deve preparar a sua empresa para a contabilidade do futuro. Confira:

1- Inteligência Artificial

Uma pesquisa da PwC, encomendada pela Microsoft, mostra que a Inteligência Artificial poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030. 

No ramo contábil, a adoção e o potencial de uso da IA também será expressivo. Contadores recorrerão à tecnologia para automatizar tarefas, analisar dados e prever tendências, o que não só elevará a eficiência de atuação desses profissionais, como reduzirá erros e melhorará a tomada de decisões.

Aqueles que se adaptarem o mais cedo possível à Inteligência Artificial, terão vantagem diante daqueles que ainda se mantêm céticos quanto à inovação. Isso porque, embora não seja mais uma novidade, a IA ainda é recente e tem grande potencial de desenvolvimento. 

2- Contabilidade em nuvem

Uma dos principais dos líderes de pesquisa de mercado, o Garnet, afirmou em um de seus relatórios recentes que a nuvem será uma necessidade empresarial até 2028.

A expectativa de garantir benefícios como redução de custos com infraestrutura de TI, acessibilidade, segurança de dados e colaboração em tempo real, têm impulsionado a migração de muitas empresas para esse ambiente.

Mas aqui vai um alerta: só iniciar a jornada em nuvem nunca foi, nem será suficiente para alcançar os verdadeiros ganhos com cloud. O que realmente fará diferença será o conhecimento e a expertise adquirida para desbloquear o potencial de uso da cloud e compreender como os recursos e as funcionalidades poderão ser usados, na prática, pelos times.  

3- Capacitação e educação corporativa

Para poderem manusear as ferramentas tecnológicas corretamente e alcançar seu potencial máximo, será necessário que os escritórios tenham expertise e conhecimento. 

Esses dois elementos vão exigir investimentos em capacitação e educação corporativa, e que treinamentos sejam aplicados continuamente para que o time continue atualizado, acompanhando as mudanças e se adaptando conforme as novidades surgem.

A educação também será importante para que habilidades extras de analytics, soft skills e hard skills sejam obtidas, de modo que todos do escritório possam prestar um serviço mais premium e atuar com contabilidade consultiva. 

4- Foco no cliente

O perfil do cliente está cada vez mais exigente, requerendo que as empresas, em especial os escritórios de contabilidade, modifiquem processos, produtos e serviços.

Os escritórios que não desenvolverem uma estratégia centrada no cliente desde o primeiro contato com seu público-alvo (do atendimento até o pós venda, por exemplo), se verão incapazes de atender às novas expectativas e necessidades hora ou outra. 

Isso pode, em um futuro próximo, fazer com que percam espaço no mercado para os profissionais da área que decidiram se antecipar e se preparar para entregar o que o cliente busca. 

5- Automação

De acordo com previsões recentes do McKinsey Global Institute (MGI), a Inteligência Artificial Generativa poderá automatizar até 30% das horas de trabalho atuais até 2030. Em um cenário projetado até 2035, esse percentual pode aumentar para 45%. É muita coisa!

A automação trata de substituir tarefas manuais por processos automatizados; na contabilidade, mas não só nesse nicho, isso contribuirá para que empresas aumentem a produtividade, reduzam custos e minimizem erros humanos.

Com máquinas desempenhando ações manuais, os profissionais contábeis terão mais tempo de qualidade para buscar novos clientes, e prestar serviços mais consultivos para os clientes que já estão em carteira. 

6- Big Data

O Big Data trata de analisar grandes volumes de dados para obtenção de insights. Todas as empresas possuem em sua base uma quantidade imensa de informações, mas a verdade é que ainda hoje muitos não sabem como manusear essas fontes de dados, deixando de construir um modelo de negócio verdadeiramente BI (Business Intelligence).

Na contabilidade, uma das coisas que os profissionais contábil mais têm acesso são dados. A partir do momento que essas informações são usadas com inteligência, o escritório tem o potencial de ajudar o cliente a tomar decisões estratégicas melhores e atingir ganhos jamais vistos antes.   

7- Analytics

O poder dos dados está na capacidade dos profissionais interpretarem dados. Essa interpretação exige conhecimento em estatística, tecnologia e negócios, e que os mesmos saibam aplicar esses conhecimentos na prática.

Ferramentas de analytics e inteligência artificial serão muito importantes nesse momento, pois desempenharão o papel de coletar e analisar informações, prever tendências e gerar insights acionáveis. 

O contador poderá, portanto, usar desses insights para orientar as estratégias e ajudar o seu cliente a direcionar melhor o negócio e obter sucesso.

LEIA TAMBÉM | Sucesso do cliente na contabilidade: mantenha e venda mais para sua própria carteira

Como preparar a empresa para contabilidade do futuro

Preparar o escritório para abraçar as tendências de contabilidade do futuro vai depender de três pilares:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Tecnologias.

Será necessário avaliarmos processos atuais para identificar todos os gargalos do escritório e apontar os setores e as atividades que realmente precisam e podem ser automatizados. 

Também será preciso selecionarmos as melhores tecnologias de IA, Big Data, Analytics e nuvem, para que o escritório se adapte facilmente a elas e os profissionais consigam manuseá-las com segurança para atender às demandas.

Além disso, será necessário ainda preparar as pessoas através da educação digital corporativa para que consigam aproveitar ao máximo as ferramentas, e tenham skills extras para sair do operacional e prestar um serviço mais consultivo, analítico e personalizado.

Nossa CEO e expert em Transformação Digital, Lucia Garcês, vai palestrar na Conta Azul CON24, a maior conferência de empreendedorismo, contabilidade e tecnologia da América Latina, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2024 em São Paulo.

Faça sua inscrição na CON24 aqui. Fique por dentro das próximas tendências relacionadas à inovação e contabilidade do futuro e ainda: esteja entre os primeiros a saber de uma grande novidade da Contadores Digitais!

Deixe um comentário