Como a automação contábil ajuda o escritório de contabilidade

A automação contábil está deixando os escritórios de contabilidade cada vez mais estratégicos, e ela também pode fazer isso pelo seu escritório. Saiba como!

Dados divulgados pela Analytics Insight mostram que 80% das empresas adotarão a automação inteligente até 2025.

Entre os setores que se beneficiarão com ela (e que inclusive já estão se beneficiando), temos a área da contabilidade, que está saindo da posição de um departamento operacional para se tornar mais analítico.

Hoje vamos entender como a automação contábil está ajudando centenas de escritórios de contabilidade a se destacarem no mercado, e como a Contadores Digitais pode ajudar o seu escritório a aplicar e se beneficiar da automação.

O que é automação contábil

A automação contábil é um termo que usamos para explicar a adoção de tecnologias que ajudam a automatizar demandas dentro do escritório de contabilidade.

Sabe atividades, como conciliação bancária, registro de notas fiscais e integração dos extratos bancários? 

Então, hoje, nós já podemos usar ferramentas e sistemas para desempenhar essas tarefas, e com isso, liberar os times e o próprio contador para outras atividades importantes como, por exemplo, captar mais clientes e prestar serviços mais consultivos e analíticos. 

LEIA TAMBÉM | Contabilidade consultiva: como aplicar e vender no seu escritório

Como funciona a automação no escritório de contabilidade

A automação no escritório de contabilidade funciona a partir da adoção de ferramentas, como um software de gestão e sistemas de inteligência artificial

Simples desse jeito? Na teoria, sim! 

No entanto, uma verdade que poucos gostam de falar, é que só adquirir tecnologias é insuficiente para o escritório garantir os benefícios de automatizar processos.

É necessário, primeiramente, haver uma mudança de mentalidade e cultura, para que o time e o contador saibam integrar as novas ferramentas aos processos já existentes, e extrair o máximo potencial dessas soluções. 

Além disso, quando falamos em automação contábil, estamos nos referindo também à:

  • Processos automatizados;
  • Importação de dados;
  • Digitalização de documentos;
  • Migração para nuvem;
  • Entre outras medidas importantes que tornam o escritório de contabilidade menos analógico e mais digital.

Ou seja, investir em ferramentas é o caminho para trabalhar com automação no escritório de contabilidade? Sim! Mas esse não é o único caminho que precisa ser percorrido. Precisamos também desenvolver hábitos digitais e uma mentalidade digital.

Como a automação ajuda seu escritório contábil

O grande benefício da automação contábil é o aumento da eficiência operacional e produtividade do time.  

A equipe do escritório não precisa mais ficar reféns de processos manuais e analógicos porque agora as ferramentas assumem a responsabilidade pela maior parte das atividades do escritório contábil.

Que atividades são essas? 

  • Integração e registro de documentos fiscais;
  • Importação de extratos bancários;
  • Reconciliação de transações financeiras;
  • Armazenamento e backup de informações;
  • Geração de relatórios financeiros;
  • Transmissão de documentos e guias fiscais são apenas alguns exemplos.

Fora esse ponto o de aumentar a eficiência operacional e a produtividade , não podemos esquecer de mencionar a redução de custos, a agilidade nas entregas, e a capacidade do escritório entregar serviços mais consultivos.

No que diz respeito à redução de custos, as ferramentas para automação de processos contábeis ajudam a minimizar desperdícios, retrabalhos e erros humanos que costumam gerar gastos não programados no orçamento do contador. 

Quanto à agilidade, as demandas podem ser entregues com mais rapidez ou até mesmo no mesmo dia que o cliente fez a solicitação (dependendo da complexidade que foi o pedido). 

E sobre a capacidade de entrega de serviços mais consultivos, deve-se ao fato do contador adquirir mais tempo de qualidade para sentar com o seu cliente e discutir estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa. 

Faça como mais de 4.000 contadores

Reduza 80% dos custos e aumente
o faturamento em 40% no primeiro ano

Implante a cultura digital na sua empresa contábil
através da metodologia Contadores Digitais.

 

Como a Contadores Digitais ajuda os escritórios na automação contábil

Como mencionado acima, será preciso que o escritório adquira, além das ferramentas certas para a automação contábil, uma mentalidade, cultura e hábitos voltados para o digital. 

Sem esses três elementos (mentalidade + cultura + hábitos), ele não terá como criar um ambiente adequado para implementar as soluções e usufruir o melhor que elas tem a oferecer. 

É preciso, antes de mais nada, criar um ecossistema digital no escritório de contabilidade, para certificar que processos, pessoas e tecnologias estejam alinhadas, andando lado a lado.

Adquirir esses pilares, no entanto, não é uma jornada simples, e por isso não pode ser realizada de qualquer maneira. Será necessário contar com a expertise e a ajuda de profissionais que entendem de transformação digital.

Mas onde encontrar um programa que tenha tudo isso? Simples: no Transformação Digital Master .

A Contadores Digitais desenvolveu esse programa intensivo para todos os contadores que precisam adaptar seus escritórios à era digital com urgência.

Através de uma metodologia única, implantamos a mentalidade e a cultura digital no seu escritório contábil, além de ajudar também no desenvolvimento de hábitos digitais. 

Para saber mais sobre nosso programa, preencha o formulário para falar com o nosso time! 

[QUERO TRANSFORMAÇÃO]

Esperamos que o conteúdo deste artigo tenha sido útil para você, contador, que busca o crescimento organizado e sustentável para seu escritório.

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário