Inovação contábil: importância de estruturar processos com quem entende do assunto

Os processos de inovação contábil precisam ser estruturados com a ajuda de quem domina o assunto e já passou pela transformação digital. Entenda o motivo!

Atualmente, o Brasil possui cerca de 527.718 profissionais de contabilidade com registro ativo. Esses dados, divulgados em 30 de abril de 2024 pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mostram que a profissão, que é uma das mais antigas do mundo, está entre as que possuem um maior número de profissionais atuantes.

Nesse mercado de extrema competitividade, os líderes precisam buscar novas ideias para melhorar sua eficiência operacional, mas não é só isso. Eles precisam também enfrentar avanços tecnológicos para acompanhar o cenário de inovação e as mudanças de comportamento e as exigências de clientes.

Dar o passo rumo à inovação contábil é uma necessidade cada vez mais perceptível, não há dúvidas disso, e muitos escritórios já iniciaram a sua jornada. Entretanto, para ter sucesso na transformação digital, é preciso uma estratégia para sair vitorioso. 

E não é qualquer estratégia, diga-se de passagem. É preciso uma abordagem holística, que envolve estruturar todos os processos de inovação com quem entende do assunto. 

Processos de inovação contábil: o que são e quais os principais?

Quando falamos em processo de inovação contábil, precisamos entender que esses procedimentos englobam várias práticas e etapas diferentes. 

Cada escritório é único e possui o seu próprio ecossistema de trabalho, sabemos disso, mas todos (independentemente do seu tamanho ou número de clientes) devem trilhar o mesmo caminho, caso queiram se transformar digitalmente e sobressair no seu nicho.

Vamos dar uma olhada em quais são essas etapas:

1- Identificação de necessidades e oportunidades

O mercado é cíclico e muitas vezes imprevisível. Para saber o que ofertar e como atender às novas demandas, é necessário que os escritórios de contabilidade adquiram uma visão geral sobre tudo que está acontecendo dentro e fora do seu ambiente. 

E para adquirir essa visão, será preciso que os profissionais acompanhem tendências do setor, coletem opiniões e sugestões de clientes e parceiros para descobrir oportunidades emergentes.

2- Geração de ideias

Só descobrir necessidades e oportunidades não será suficiente para se sobressair no mercado contábil. Os profissionais precisam usar desse conhecimento para construir ações estratégicas que realmente os ajudem a resolver gargalos, ou então aproveitar as possibilidades que se apresentam dentro e fora do seu escritório. 

3- Avaliação e seleção de ideias

Depois que for feito o levantamento das ideias, será preciso selecionar aquelas ações que realmente possuem maior potencial de retorno financeiro. 

Isso será importante para evitar que os investimentos sejam direcionados a iniciativas pouco promissoras, e nesse caso, os profissionais terão que aplicar critérios de avaliação como: viabilidade, custo, impacto e alinhamento estratégico.

4- Pipeline de inovação

No processo, será necessário também estruturar um pipeline de inovação contábil, que será responsável por direcionar todas as etapas, os investimentos e os esforços do time para o alcance das metas de inovação. Nesse plano será preciso:

  • Definir cronogramas;
  • Indicar onde serão alocados os recursos;
  • Priorizar iniciativas de maior valor;
  • Designar responsabilidades;
  • Preparar treinamentos para capacitar as equipes;
  • Adaptar os processos com base nas necessidades da empresa;
  • Planejar o processo de integração de novos sistemas com os existentes e etc.

5- Implementação

Somente após o pipeline de inovação contábil ser concluído, que os profissionais deverão dar início a fase de implementação. Aqui precisarão colocar em prática tudo aquilo que foi definido no plano, cumprindo todos os critérios, requisitos e cronogramas.  

6- Monitoramento e avaliação

O trabalho não termina com a implementação, pois será necessário acompanhar os resultados e certificar que as ações de inovação contábil estão, de fato, gerando retorno. 

E para isso, os escritórios de contabilidade deverão ainda estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) e coletar feedbacks constantemente para fazer ajustes, melhorias e reconfigurar projetos que não atendem os critérios iniciais.

Além dos processos de inovação acima, existem outros procedimentos que também precisam ser aplicados, como o caso de montar um planejamento de escala (para o escritório expandir a implementação das inovações) e fomentar uma cultura de transformação digital (para encorajar a experimentação e a aprendizagem de novas tecnologias por todos os funcionários). Mas esses são pontos que iremos aprofundar em um outro momento. 

Faça como mais de 4.000 contadores

Reduza 80% dos custos e aumente
o faturamento em 40% no primeiro ano

Implante a cultura digital na sua empresa contábil
através da metodologia Contadores Digitais.

Por que estruturar processos de inovação contábil e transformação digital na contabilidade com quem entende do assunto

Acima podemos ver que a jornada de inovação contábil envolve vários processos distintos. Aplicar todos eles sozinho, sem qualquer tipo de direcionamento, pode ser uma decisão difícil, pois o contador não terá como saber se está no caminho certo nem se está próximo de alcançar a transformação digital.

Por estar relacionada à implementação de novas tecnologias, muitos profissionais pensam que a contratação de um software contábil é suficiente para deixar seu escritório inovador.

No entanto, a inovação não envolve apenas esse investimento, sendo necessário que a mentalidade do contador e todo o seu time se adapte ao novo para saber como usar as tecnologias e desbloquear seus potenciais.  

De que adianta, por exemplo, o escritório ter uma ótima ferramenta de automação, se o time interno utiliza apenas 20% das funcionalidades e continua atuando de forma manual? 

Ou, investir em sistemas de Inteligência Artificial, BI (Business Intelligence) e Analytics, se os profissionais não sabem exatamente como coletar, processar e transformar dados brutos em insights estratégicos?

É preciso ter um norte para saber o que fazer, por que fazer e como chegar até a inovação contábil. E esse norte só pode ser adquirido com quem já trilhou o caminho e alcançou a transformação digital!

A Contadores Digitais está atuando há anos no mercado para ajudar os contadores e os escritórios a se revolucionarem. Nesse período, já foram centenas de empresas e profissionais impactados, e muitos outros já estão buscando sair do tradicional para abraçar o novo com a contabilidade digital.

Conheça alguns de nossos cases de sucesso

Para saber como a Contadores Digitais também pode ajudar você e o seu escritório a se sobressairem no segmento, clique no link abaixo e conheça nossa proposta:

[QUERO INOVAR COM A CONTADORES DIGITAIS]

Deixe um comentário