Cultura digital na contabilidade: a expansão começa agora!

Já percebeu a necessidade de uma cultura digital na contabilidadeNo processo de transformação digital, muitos acreditam que a tecnologia é a base para inovar os processos, otimizar as operações e aumentar a eficiência.

Isso não está necessariamente errado, mas existe um outro pilar importante que é responsável por assegurar que as ferramentas desempenhem essa finalidade: a cultura!

Na área contábil, mudar a cultura organizacional nem sempre é um procedimento fácil. Isso ocorre porque muitos dos escritórios principalmente os mais antigos estão acostumados a desempenhar suas operações de uma determinada maneira, ficando desconfortáveis ou receosos quanto o assunto envolve mudanças. 

Sabemos que a empresa contábil é livre para investir em uma série de ferramentas diferentes para tornar a sua infraestrutura de TI moderna e adaptada para atender o novo mercado, mas podemos contar um segredo que ninguém conta?

Cultura digital contábil não é, nem nunca foi sobre a quantidade de soluções, mas sim a forma como as tecnologias são usadas que transforma os escritórios contábeis em verdadeiros negócios digitais.

E como alcançamos essa cultura digital nos escritórios contábeis, que possibilita fazer o uso master das tecnologias? É o que vamos responder no artigo de hoje. Acompanhe!

Faça como mais de 4.000 contadores

Reduza 80% dos custos e aumente
o faturamento em 40% no primeiro ano

Implante a cultura digital na sua empresa contábil
através da metodologia Contadores Digitais.

 

O que envolve a cultura digital na contabilidade

Entendemos por cultura digital na contabilidade a capacidade da empresa contábil adotar, usar e desbloquear todo o potencial de uso de suas soluções tecnológicas.

Para alcançar essa capacidade, é necessário que ocorra uma verdadeira mudança na forma com que o contador, seu time interno e os clientes enxergam a inovação. Mudanças que não só vão mexer em seus valores, conhecimentos e práticas, mas também comportamentos. 

Por exigir essa mudança em tudo que os profissionais contábeis e os clientes conhecem e estão habituados, alcançar a cultura digital é um procedimento que requer estratégia. 

E não é qualquer estratégia, ok? É preciso uma ação expert para saber o que precisa ser feito, em um tempo que não vá prejudicar em nada as operações do escritório, e que gere resultados rápidos.

Por que ter uma cultura digital na contabilidade é importante

Vivemos em uma realidade onde tudo é digital:

  • Nos comunicamos com as pessoas através de aparelhos e aplicativos digitais (WhatsApp, Telegram, Messenger, dentre outros);
  • Consumimos produtos digitais (Netflix, iFood, Amazon, Uber, etc);
  • Acessamos dados e informações digitais (contas bancárias, Carteira de Trabalho, RG, dentre outros);
  • Atuamos de forma digital (Xml, e-Social, Certificado Digital, etc).

Se tudo o que “respiramos” hoje está associado ao termo “digital”, não faz sentido que fiquemos atados ao analógico, concorda?

É preciso transformarmos a nossa mentalidade para aceitar de uma vez por todas o digital dentro do escritório, e desenvolvermos habilidades para sermos profissionais verdadeiramente digitais.

Ter uma cultura digital é o primeiro passo para que nos relacionemos melhor com esse novo mundo, que é totalmente digital, e consigamos extrair o máximo potencial dele e seus benefícios.

LEIA TAMBÉM | Contabilidade 5.0: o que é e como atuar dessa forma

O que é ser um profissional contábil digital? 

Sabe o contador que possui um software de contabilidade para fazer os lançamentos contábeis, mas que ainda mantém um espaço físico para arquivar os documentos

Ou o contador que fala com o cliente por WhatsApp e e-mail, mas ainda depende do empresário enviar notas fiscais, recibos e extratos bancários por malote para fazer conciliações? 

Esses são apenas alguns exemplos simples, mas que definem exatamente o que não é ser um profissional digital

E nesse caso, qual é o profissional que se encaixa nessa categoria? Simples: o contador que decidiu revolucionar a forma que atua e usa suas soluções para desempenhar um trabalho melhor e mais ágil.

Ele não fica refém da papelada, nem depende de processos manuais ultrapassados e analógicos. Ele mantém uma relação estreita com as novas tecnologias, entende o poder que elas possuem, e sabe como usá-las em prol do seu escritório e do cliente.

Como se tornar um contador digital? A expansão da mentalidade começa pela cultura!

Como falamos acima, é a cultura organizacional que vai determinar se o escritório contábil se tornará digital ou não. 

Nesse ponto, você, contador, pode estar se perguntando: “E como eu faço para mudar a minha cultura?” 

Prepare-se porque aqui vai a resposta: 

Aplicando a metodologia de transformação digital desenvolvida pela Contadores Digitais, que já foi validada por mais de 300 empresas contábeis e mais de 4.000 contadores.

E por que dizemos que a nossa metodologia é a chave para a mudança de cultura digital na contabilidade?

Porque ensinamos o passo a passo desde o princípio; tudo que o contador e a sua equipe precisam saber para sair de um escritório tradicional e analógico para um escritório que atua verdadeiramente com contabilidade digital.

Nosso programa de aceleração e transformação digital para contadores gera uma evolução de 12 meses em apenas 8 semanas. e que é capaz de gerar resultados incríveis, como por exemplo:

  • Aumento do faturamento no primeiro ano de até 40%;
  • 65% de redução de custos operacionais;
  • 100% do engajamento do times.

Assim como o avanço tecnológico, a expansão da mentalidade com a Contadores Digitais é ágil. 

Conheça mais sobre o nosso programa Transformação Digital Master (TDM) e dê o pontapé inicial para mudar a cultura do seu escritório e fazer o seu negócio crescer de forma escalável, segura e sustentável com a tecnologia.

QUERO SABER MAIS SOBRE O TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MASTER

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém que também gostaria de saber disso! Aproveite e faça sua inscrição na newsletter para receber os próximos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário