Com dificuldade para captar clientes para a contabilidade? O time da Contadores Digitais separou 10 dicas certeiras para mudar esse cenário. Confira!
Nos últimos anos, temos percebido um aumento de novos profissionais no mercado, com mais de 528 mil brasileiros atuando como profissionais de contabilidade, de acordo com o Portal da Transparência CRCSP.
Com a competitividade nas alturas e cada vez mais contadores se inserindo no mercado, pode ser desafiador captar clientes para contabilidade sem uma boa estratégia, concorda?
Muitos dirão que ajustar os preços para “baixo” é suficiente para atrair e fidelizar bons clientes, mas será verdade? Nossos especialistas afirmam que não! A era digital trouxe consigo um grande volume de dados e informações, fazendo com que as pessoas mudassem a sua percepção de valor sobre o que é ofertado.
Hoje entenderemos o que a sua empresa contábil pode fazer para captar bons clientes sem ter que recorrer a medidas drásticas, como depreciar o valor dos serviços, e como a Contadores Digitais pode ajudar o seu escritório a sair na frente e entrega o valor que o mercado realmente busca.
Como captar clientes para a contabilidade: 10 dicas certeiras para aplicar
1. Entenda a necessidade da mudança
- Quais são os desafios atuais que o seu escritório está enfrentando?
- O que os clientes esperam que sua empresa melhore nos serviços?
- Como as tendências do mercado contábil estão influenciando suas operações internas?
- Quais são as oportunidades de crescimento que o escritório está perdendo devido à falta de mudança?
Reconhecer a importância de mudar é o primeiro passo para a sua empresa sair da inércia e manter a competitividade. Por isso, entenda quais são os gargalos que o seu escritório possui hoje, e como isso pode estar atrasando o seu crescimento e posicionamento da marca.
Não sabe como descobrir essa necessidade? Que tal começar coletando feedback de clientes e funcionários, e observar as tendências no setor?
2. Identifique o perfil de cliente ideal
Qual é o perfil de cliente que a sua empresa contábil quer atender daqui para frente?
Infelizmente, nem todos os clientes têm as características que o seu escritório procura, então será preciso fazer um levantamento de todas as atribuições para descobrir o perfil de cliente ideal e como é possível chegar até eles.
- Quais são as necessidades e desafios específicos que nossos serviços ajudam a resolver?
- Que comportamentos ou padrões são comuns entre os nossos clientes mais satisfeitos?
- Quais valores e prioridades nossos clientes ideais compartilham?
- Como nossos clientes costumam encontrar e escolher serviços de contabilidade?
3. Coloque o cliente no centro de toda a estratégia
Ao colocar o cliente no centro da estratégia, conseguimos garantir que cada ação tomada dentro do escritório seja direcionada para a entrega de valor. Isso reflete na experiência que o cliente tem com o nosso escritório, incentivando-o a permanecer na base, mas também o motivando a indicar nossos serviços para possíveis novos clientes.
Reflita:
- O que nossos clientes valorizam mais em nossos serviços?
- Como podemos melhorar a comunicação com eles?
- Quais são as principais reclamações ou sugestões dos nossos clientes?
- Como podemos adaptar os nossos serviços para atender melhor às suas necessidades?
4. Alinhe as estratégias às metas de crescimento
Se as estratégias não estiverem bem alinhadas, é bem provável que o escritório desperdice boa parte de seus recursos em ações que geram pouco retorno. Isso ocorre porque os funcionários, ou até mesmo o próprio contador, não estão trabalhando com um propósito claro e comum em mente.
O que pode ser feito para mudar esse cenário? Comece se perguntando:
- Quais são os principais objetivos de crescimento para os próximos anos?
- Quais métricas usaremos para medir nosso progresso em direção a essas metas?
- Como podemos garantir que todas as nossas ações estejam alinhadas com esses objetivos?
- Quais recursos e investimentos são necessários para alcançar essas metas?
5. Melhore a performance do escritório com automação
Seu escritório está desempenhando as operações com agilidade? Está entregando o que o cliente quer e precisa, no momento em que é solicitado? Caso a resposta seja “não”, atente-se! Muitos dos erros e atrasos ocorrem devido a falhas humanas e procedimentos tradicionais pouco efetivos.
Assim sendo, questione-se:
- Quais processos atuais podem ser automatizados para aumentarmos a eficiência operacional?
- Quais ferramentas de automação se adequam a nossa rotina contábil?
A automação reduz erros humanos e acelera a execução de tarefas administrativas. Isso permite que você e o seu time se concentrem em atividades mais estratégicas, como é o caso de analisar dados e fornecer insights aos clientes.
6. Prepare os colaboradores para prestação de um serviço premium
O contador não consegue atender uma grande base de clientes sozinho. Ele precisa de um time em que possa confiar, tenha disponibilidade para atender as demandas, e seja prestativo para entregar um serviço de qualidade a cada cliente (seja aquele que já está na base ou que é novo).
- Quais habilidades e conhecimentos os colaboradores precisam desenvolver?
- Quais tipos de treinamento e capacitação técnicas podem ajudá-los a melhorar?
- De que maneira o escritório pode motivar os colaboradores a oferecer um serviço excepcional?
A nossa dica é investir na capacitação dos talentos sempre que possível e promover treinamentos contínuos, de modo que eles se mantenham atualizados sobre boas práticas de atendimento, uso de ferramentas tecnológicas, entre outros.
7. Use dados para a geração de resultados
O escritório é repleto de dados sobre a saúde financeira dos clientes, mas como você tem usado essas informações para ajudá-los a gerenciar melhor seus negócios, reduzir custos e ganhar dinheiro?
O uso inteligente de dados permite a personalização dos serviços contábeis, tornando-os mais relevantes para os clientes antigos (aumentando a sua lealdade) e para os clientes novos que estão buscando transformar a sua empresa com BI (Business Intelligence).
Reflita:
- Como podemos coletar e analisar dados de forma mais efetiva?
- De que forma os dados podem nos ajudar a identificar oportunidades e melhorar o resultado dos clientes?
- Como podemos garantir que todos os membros da equipe utilizem os dados de maneira correta?
LEIA TAMBÉM | Como tornar o escritório contábil mais inteligente?
8. Monitore e ajuste
A busca pela melhoria contínua precisa fazer parte da cultura empresarial do escritório, pois as necessidades e o comportamento do cliente são cíclicos. Então, é importante que a empresa contábil esteja sempre se aprimorando para satisfazer o cliente, e impedir que ele veja em um concorrente um diferencial mais atrativo.
Procure responder:
- Quais são os sinais de que uma estratégia não está funcionando como esperado?
- Qual é o processo para recalcularmos a rota e implementarmos ajustes rapidamente?
Monitore métricas-chave e feedback dos clientes para identificar áreas de melhoria, e ajuste as estratégias para que você esteja sempre um passo à frente da concorrência.
9. Prepare materiais para divulgação
Depois que todas as mudanças internas forem realizadas, será preciso externalizar essas mudanças para que novos potenciais clientes se interessem pela metodologia de trabalho do seu escritório e cogitem se tornar clientes fiéis.
Materiais, como apresentações e cases de sucesso, servem como uma vitrine para os seus serviços, e mostram a competência e a autoridade da sua empresa no campo contábil. Por isso, prepare materiais que além de serem divulgados em canais digitais, podem ser compartilhados de forma física.
10. Apresente a nova marca para potenciais clientes
Mudar a mentalidade, identificar o perfil do cliente ideal, colocar o cliente no centro das estratégias, fazer o alinhamento delas às metas de crescimento, automatizar processos, treinar a equipe, usar dados e desenvolver uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.
Todas essas ações transformam os serviços contábeis e fazem com que os clientes que já estão na nossa base se sintam satisfeitos e propensos a permanecer lado a lado com o escritório.
Manter o cliente satisfeito, no entanto, não é o único objetivo aqui. Queremos também novas ações para captar clientes para a contabilidade, então, será preciso, ainda, que divulguemos a nova marca e metodologia para que os clientes certos e em potencial cheguem e se interessem pelo escritório.
E como faremos isso?
Utilizando diversos canais de comunicação para posicionar e promover a marca, como site, redes sociais e newsletters, e mantendo-se disponível para participar de eventos, reuniões e encontros para fazer networking.
Como a Contadores Digitais pode ajudar seu escritório contábil a conquistar mais (e melhores) clientes
A Contadores Digitais nasceu com a proposta de transformar os escritórios contábeis a partir da inovação e tecnologia. Conheça mais sobre nossa solução TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MASTER, e entenda como ela pode contribuir para sua empresa captar clientes certos para a contabilidade.
Fale com nosso time de especialistas e conheça melhor todas as características de nossos programas de transformação!
Excelente artigo. quero sempre participar. e Temos interesse nos avanços tecnológicos.
Agradecemos o comentário, Paulo! Nosso objetivo é cada vez mais trazer temas que agregam valor à comunidade contábil. Até a próxima!
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