A contabilidade 5.0 integra tecnologias avançadas com práticas contábeis para aumentar a precisão dos serviços e garantir mais inteligência de negócio. Hoje vamos entender como você, contador, pode atuar dessa forma!
Uma onda de transformações tem inundado o setor contábil nos últimos anos: uso de inteligência artificial, migração para cloud computing, análise de big data, automação de tarefas em escritórios contábeis. Esses são apenas alguns exemplos de mudanças que modificaram e estão modificando a contabilidade tradicional que conhecemos.
Todas essas transformações — juntamente a outras novidades, é claro —, foram compiladas em um único termo que hoje chamamos de contabilidade 5.0. Já ouviu falar nela?
Por ser reconhecida como uma das principais tendências contábeis para os próximos anos, a contabilidade 5.0 vem sendo aplicada por muitos profissionais que querem deixar seus escritórios contábeis preparados para o futuro.
- O que é a contabilidade 5.0?
- Qual é a diferença para os outros tipos de contabilidade?
- Como se tornar um contador 5.0?
Hoje, o time da Contadores Digitais vai responder a todas essas perguntas!
O que é a contabilidade 5.0
A contabilidade 5.0 nada mais é do que um modelo de contabilidade que agrupa as soluções tecnológicas mais recentes do mercado junto aos métodos, fundamentos e técnicas tradicionais de contabilidade.
O objetivo com essa fusão é garantir aos escritórios mais inteligência de negócio e garantir benefícios, como:
- Maior assertividade na execução dos serviços contábeis;
- Mais agilidade nos processos internos;
- Melhora no atendimento ao cliente;
- Maior precisão das estratégias;
- Mais disponibilidade para atuar de forma consultiva.
Qual é a diferença da contabilidade 5.0 para os outros tipos de contabilidade
Quando comparada aos outros tipos de contabilidade, podemos achar que a contabilidade 5.0 é praticamente a mesma coisa que as contabilidades 2.0, 3.0 e 4.0. Afinal, as anteriores também envolvem o uso de soluções tecnológicas.
Nesse caso, muitos podem se questionar: “O que diferencia cada uma das contabilidades?” . Para respondermos a isso, precisamos voltar um pouco no tempo e entender quais são as características de cada um dos modelos.
Contabilidade tradicional
A contabilidade tradicional é caracterizada pelo uso de processos manuais e papelada física.
Sabe aquele escritório contábil cheio de arquivos e pastas, onde todos os registros financeiros são mantidos em livros contábeis e preenchidos à mão? Onde a análise dos números e relatórios é feita sem auxílio de tecnologias, e a reconciliação bancária exige que o contador confira manualmente todas as transações com os registros do livro-caixa, linha por linha? Essa é a contabilidade tradicional!
Contabilidade 2.0
A contabilidade 2.0, por sua vez, é o tipo de contabilidade que marca a transição para a digitalização básica.
Nesse modelo, muitos contadores começam a abandonar os livros físicos em favor do uso de softwares de escrituração digital, que não só facilitam o armazenamento como a organização dos dados financeiros.
Dizemos que essa contabilidade é o marco para os escritórios contábeis, pois significava que os contadores podem começar a acessar as informações dos seus clientes de forma rápida, e melhorar a precisão e confiabilidade dos seus registros contábeis.
Contabilidade 3.0
A partir da contabilidade 3.0, o “jogo” começa a ficar ainda mais interessante.
Aqui começam a ser introduzidas tecnologias mais avançadas, como softwares integrados de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, que permitem uma visão holística sobre as operações do escritório e da empresa do cliente, contribuindo para uma gestão mais integrada.
Sinais de automação de tarefas em escritórios contábeis também começam a dar as caras nesse modelo de contabilidade, influenciado para que muitas das tarefas repetitivas, como emissão de notas fiscais e envio de documentos, sejam realizadas pelos próprios sistemas.
Contabilidade 4.0
Já a contabilidade 4.0 é marcada pela implementação de tecnologias avançadas e inteligentes como IA, análise de dados e cloud computing.
Essas soluções permitem que os dados contábeis do escritório sejam armazenados, acessados e analisados de qualquer lugar, a qualquer momento, cooperando fortemente para o trabalho remoto e a colaboração entre os times.
O foco desse modelo é aumentar a automação de tarefas em escritórios contábeis, e também fornecer insights mais valiosos para o contador começar a prestar serviços voltados para consultoria.
Contabilidade 5.0
A contabilidade 5.0 leva todos os avanços da contabilidade 4.0 um passo adiante. Ela integra tecnologias ainda mais revolucionárias, como é o caso da blockchain (responsável por garantir maior segurança dos dados) e Inteligência Artificial avançada (que ajuda em análises preditivas).
Se fossemos resumir o objetivo da contabilidade 5.0, esse seria garantir a transformação digital dos contadores para que os mesmos consigam prestar um serviço premium a cada um dos clientes.
LEIA TAMBÉM: Contabilidade consultiva: 7 passos para aplicar e vender no seu escritório
Como se tornar um contador 5.0
Partindo do princípio que a contabilidade 5.0 é a combinação das mais novas tecnologias com as práticas contábeis tradicionais, o contador 5.0 é o profissional que domina todas essas inovações e as aplica de maneira estratégica no seu escritório.
Na teoria, vimos como o processo da nova contabilidade funciona, mas e na prática? O que o contador precisa fazer para começar a atuar com a contabilidade 5.0 e se tornar um verdadeiro contador 5.0?
Nosso time expert separou algumas dicas que podem ajudar nessa trajetória. Vamos dar uma olhada nelas!
- Invista em educação e treinamento: só revolucionar o parque tecnológico não é suficiente para atuar com a nova contabilidade, ok? O trabalho deve começar dentro das pessoas que atuam no escritório, pois serão elas as responsáveis por manusear e fazer o bom uso das ferramentas;
- Aprimore habilidades analíticas: não podemos focar apenas na entrega de relatórios financeiros, caso desejemos atuar como contadores 5.0. Precisamos entregar um diferencial que o cliente jamais viu antes, e para isso, precisaremos desenvolver a capacidade de analisar grandes volumes de dados para alcançar insights valiosos que se encaixam às necessidades do cliente;
- Foque no atendimento personalizado: cada cliente é único e trabalha de uma forma específica. Como existe essa distinção, é importante que também atuemos de forma personalizada, para que os clientes se sintam valorizados e reconheçam que o escritório está determinado em melhorar a situação dos seus negócios;
- Faça networking: sabemos que muitos contadores se sentem mais confortáveis quando o cliente entra em contato primeiro, mas precisamos mudar isso para o escritório ser visto mais rapidamente, reconhecido, e apontado como um escritório que atua com contabilidade 5.0. Assim, procure participar de mais eventos presenciais, onde é possível se relacionar olho no olho, criar laços e descobrir oportunidades;
- Seja adaptável: a contabilidade, assim como o mundo, está em constante movimento, e é bem provável que nos próximos anos ela passe por uma nova repaginada. Por isso, aqui a dica da Contadores Digitais é ouro: mantenha a mentalidade sempre aberta para que você possa abraçar as mudanças e adaptar o seu escritório sempre que surgirem novidades.
Atuar com contabilidade 5.0 é um marco para qualquer escritório contábil. Exige muitas transformações? Sim! Mas elas são necessárias para que o contador consiga se destacar no seu nicho de atuação e consiga ganhar escala para crescer e atender cada vez mais clientes com qualidade.
O time da Contadores Digitais está determinado a transformar os escritórios tradicionais em verdadeiros escritórios 5.0. Para isso, desenvolveu um programa exclusivo, o TDM, que foca na transformação digital dos contadores e prepara as empresas contábeis para adquirir BI, destravar os potenciais das soluções, e conquistar tempo de qualidade para prestar serviços mais consultivos.
Quer ser um contador 5.0? Faça já sua pré-inscrição no programa Transformação Digital Master e garanta sua vaga!