4 maneiras de aumentar o faturamento do escritório contábil vendendo para sua própria base

Quando falamos em aumentar o faturamento do escritório contábil, imediatamente associamos à ideia de que é preciso ir atrás de novos clientes… Essa é uma opção? Sim, mas não é a única!

Vender mais para a base de clientes do escritório é também uma alternativa viável (e bastante interessante, se nos permite dizer), pois o contador já conhece os clientes, fazendo com que o seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) seja menor.

Mas, como fazer isso? Como vender mais para os clientes que já estão em carteira? Depois que eles contratam os serviços de contabilidade, eles entendem que só isso é suficiente.

Hoje o time da Contadores Digitais preparou esse conteúdo para tratar justamente disso: vender mais para a base de clientes do escritório contábil. A seguir, vamos mostrar o que pode ser vendido e, principalmente, como podemos fazer a abordagem ao cliente. Confira!

Como aumentar o faturamento do escritório contábil: 4 ideias para aplicar HOJE!

1. Vender serviços de consultoria contábil

Os serviços de consultoria são atividades adicionais que podemos oferecer aos clientes para ajudá-los a melhorar o desempenho, resolver problemas específicos, e alcançar objetivos e metas empresariais. 

No que diz respeito a consultoria fiscal e tributária, por exemplo, podemos trabalhar com a entrega de planejamento tributário, revisão de obrigações fiscais, e criação de estratégias personalizadas para reduzir a carga de impostos. 

Já na parte de consultoria financeira, oferecer análise de investimentos, captação de recursos e preparação de um planejamento financeiro.

Exemplo de como vender serviços de consultoria contábil

Vamos começar nos perguntando:

  1. Quais são as dores dos nossos clientes?
  2. Como podemos ajudá-los a resolver esses problemas?
  3. Que benefícios eles podem obter com a consultoria?

Em seguida, marcaremos uma reunião presencial para:

  • Mostrar as vantagens da consultoria;
  • Explicar como será realizada;
  • E qual time será responsável por entregar os serviços consultivos.

2. Vender serviços de auditoria interna

A auditoria interna é uma prática em que avaliamos os processos atuais da empresa para identificar se tudo está andando nos trilhos, ou se existem gargalos que podem comprometer o desempenho e os resultados empresariais. 

Embora os contadores tenham contato direito com os dados da empresa, eles não estão acompanhando as operações olho no olho. Logo, pode ser que o negócio do cliente esteja sim enfrentando problemas com conformidade e eficiência, por exemplo, sem que o empresário tenha conhecimento disso.

No universo da auditoria, podemos trabalhar de três formas:

  • Auditoria contábil, verificando a exatidão dos registros financeiros e contábeis;
  • Auditoria fiscal, assegurando que as obrigações tributárias estão sendo cumpridas corretamente;
  • Auditoria de conformidade, garantindo que a empresa está seguindo todas as regulamentações e normas.

Exemplo de como vender serviços de auditoria interna:

  1. Realizaremos uma reunião com o cliente para entender seus processos e identificar possíveis áreas de risco ou ineficiências;
  2. Explicaremos como a auditoria pode ajudar na identificação de fraudes, desperdícios e gargalos;
  3. Oferecemos uma avaliação inicial gratuita ou então a um preço reduzido para incentivá-lo a fazer a contratação.

LEIA TAMBÉM | Conheça 6 técnicas de vendas para contadores

3. Vender treinamento sobre finanças e gestão

Muitos dos problemas que levam uma empresa a decretar falência estão associadas à gestão, e as próprias pesquisas demonstram isso. Dados do IBGE, por exemplo, indicam que quase 50% fecham em até três anos por mau gerenciamento.

Ou seja, o empresário e o seu time podem até ter as melhores intenções do mundo, mas se não souberem gerir os negócios e as finanças, é só questão de tempo até enfrentarem dificuldades financeiras.

Assim, podemos oferecer treinamentos para que eles fiquem mais preparados para dominar esses assuntos, e não corram mais o risco de fazer parte das estatísticas. 

Quais módulos podem ser trabalhados?

  • Planejamento financeiro estratégico;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Análise de demonstrativos financeiros;
  • Técnicas de controle de despesas.

Exemplo de como vender treinamento de gestão e finanças:

  1. Identificaremos as áreas onde o nosso cliente mais precisa de capacitação;
  2. Apresentaremos exemplos de como os treinos podem trazer melhorias reais e imediatas;
  3. Ofereceremos uma amostra gratuita ou uma sessão inicial sem compromisso;
  4. Vamos manter contato constante para mostrar os resultados alcançados com o treinamento.

4- Vender BPO financeiro

O BPO financeiro é uma atividade que envolve terceirizar as atividades financeiras da empresa a profissionais externos. 

Como no escritório de contabilidade praticamente todos do time já têm esse conhecimento, podemos começar a trabalhar com o BPO quase que instantaneamente e assim aumentar o faturamento do escritório contábil.

Exemplo de como vender BPO Financeiro 

  1. Vamos começar oferecendo uma análise financeira gratuita para identificar áreas onde a terceirização pode ser interessante;
  2. Explicaremos como o BPO pode reduzir os custos e erros;
  3. Vamos propor uma implementação gradual, começando com processos críticos, para mostrar resultados rápidos;
  4. Mostraremos que o cliente terá acesso à consultoria financeira contínua para ajudar na tomada de decisões.

Além de vender mais para a base de clientes, existem outras formas de aumentar o faturamento e o lucro do escritório contábil. Quer saber quais são elas? Então leia também nosso artigo: 4 formas de aumentar o lucro do escritório contábil!

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