Os escritórios de contabilidade que adotam o BPO Financeiro podem aumentar seus lucros e se diferenciar no mercado por meio de várias estratégias e benefícios associados a essa prática. Confira mais detalhes a seguir!
O relatório Global Finance and Accounting Outsourcing Industry trouxe um importante dado sobre o BPO Financeiro. Até 2025, a modalidade deve movimentar, globalmente, mais de 14,6 bilhões de dólares no mercado.
Outro estudo, realizado pela Technavio, vai ainda mais longe. Para os pesquisadores, estima-se que o BPO pode alcançar US$40,16 bilhões, com potencial de crescimento acelerado em um CAGR de 4%.
O fator de crescimento pode estar associado a maior demanda e necessidade pela terceirização do setor financeiro, para que as empresas possam minimizar os custos e riscos nesse sentido.
Nesse momento você, contador, pode estar se questionando: “E o que o meu escritório de contabilidade tem a ver com isso?” . E nós respondemos: “Absolutamente tudo!”
A procura por serviços de BPO Financeiro tem desenhado uma excelente oportunidade para os escritórios contábeis se posicionarem nesse setor e, assim, aumentar o faturamento.
Oceano Vermelho X Oceano Azul
Já ouviu falar no conceito de oceano vermelho X oceano azul? O conceito foi apresentado por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro “A Estratégia do Oceano Azul” , publicado originalmente em 2004.
Trazendo esse conceito para a contabilidade, no oceano vermelho os contadores competem por preço. É uma luta constante para ver quem oferece o menor valor pelos mesmos serviços.
Já no oceano azul, a competição é diferente. Aqui, os contadores oferecem serviços diferenciados que ainda estão em falta no mercado, como o BPO Financeiro, por exemplo.
O primeiro passo para entrar nesse “oceano azul” é enxergar o empreendedor como alguém que está rodeado de processos complexos e que precisa de ajuda para asuntos que ele não domina (e talvez nem queira dominar).
Com essa visão, fica nítido que mais do que um gerador de obrigações a serem realizadas dentro do prazo, o empreendedor busca um parceiro com os conhecimentos que ele não tem. Assim, aqui está o princípio fundamental para gerar maior valor do que aquele que só faz o serviço que ‘uma máquina’, em breve, poderá fazer.
A zona de conforto sempre vai gerar desconforto algum dia
A maioria dos escritórios de contabilidade ainda trabalham de forma tradicional. Eles prestam serviços de contabilidade, fiscal e folha de pagamento, e definem um honorário “x” (ou um percentual sobre o faturamento) para o cliente pagar mensalmente.
Uma vez que esse valor (ou percentual) é repassado, o profissional não pode ficar fazendo alterações com frequência porque essas modificações podem gerar ou desconforto, ou desconfiança, ou até mesmo insatisfação do cliente.
Nesse caso, dependendo do número de clientes que o contador tem em sua carteira, o faturamento pode ficar estagnado durante todo o ano, limitando o poder de crescimento e escala do escritório.
Para mudar isso, o profissional contábil tem então duas alternativas:
- Captar novos clientes;
- Aumentar o seu portfólio oferecendo serviços adicionais para a própria base.
Neste artigo aqui falamos sobre alguns desses serviços adicionais, mas já adiantamos que um deles trata justamente do BPO Financeiro.
O cliente, muitas vezes, não enxerga valor em um serviço essencialmente técnico e burocrático. Por isso, não espere que ele ache lindo o Balanço Patrimonial que você fez, mas ele achará incrível o resultado que você gerou para a empresa dele através de serviços contábeis e financeiros com maior valor agregado.
O que o escritório ganha com o BPO Financeiro?
A venda do BPO Financeiro traz vantagens como, por exemplo:
- Melhorar a taxa de satisfação e fidelização de seus clientes;
- Fazer com que o seu escritório se diferencie dos demais (lembra do oceano azul?);
- Garantir mais oportunidades de up-selling, adicionando serviços para sua própria carteira de clientes;
- Aumentar a rentabilidade sem aumentar os custos (fazer mais com menos).
Todo escritório contábil pode vender o BPO?
Como vender o BPO Financeiro sai um pouco da zona de conforto que o contador está acostumado, muitos profissionais podem se sentir incapazes de oferecer o serviço. Porém, todo escritório pode trabalhar com a modalidade desde que coloque em prática algumas boas ações, como:
- Entender quais serviços serão realizados no BPO Financeiro (contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, fluxo de caixa);
- Treinar a equipe interna para adquirir habilidades em gestão financeira, uso de softwares e atendimento ao cliente;
- Definir os processos que serão realizados na prestação do serviço, como pagamentos, recebimentos e relatórios financeiros;
- Criar procedimentos operacionais para garantir a consistência e a qualidade dos serviços prestados;
- Adquirir tecnologias que automatizem e facilitem a execução dos serviços financeiros;
- Estabelecer políticas de segurança para proteger as informações dos clientes.
Por envolver todas essas ações, sabemos que muitos contadores podem ficar receosos quanto à venda do BPO Financeiro, mas esse trabalho não precisa ser praticado da noite para o dia.
Está tudo bem começar aos poucos, vendendo o serviço primeiramente para sua própria carteira de clientes. Após adquirir mais confiança, desenvolver uma proposta de valor para apresentar o serviço ao mercado e expandir a oferta para novos clientes.
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“Quero começar a vender BPO Financeiro, mas ainda não estou confiante. O que eu posso fazer?”
O time da Contadores Digitais sabe que iniciar uma nova jornada pode ser desafiador, ainda mais quando envolve implementar e vender uma nova modalidade de serviço. Por isso, desenvolveu um programa completo sobre como venda de BPO Financeiro, que vai desde a implementação à venda.
Durante o curso, os alunos são mentorado pelos maiores especialistas em BPO Financeiro do Brasil, tendo acesso a uma grade de conteúdo (e prática) que realmente prepara para implementar e vender o BPO Financeiro.
Principais temas abordados no curso + mentoria:
- Implementando o BPO Financeiro no escritório de contabilidade;
- Vendendo o BPO para a carteira de clientes;
- Usando a tecnologia para escalar o BPO Financeiro;
- Posicionando e vendendo o BPO nas suas redes sociais.
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