Aumentar o lucro do escritório contábil depende de quatro pilares-chave. Descubra quais são eles!
Muitos profissionais contábeis chegam aqui na Contadores Digitais querendo saber o que nós recomendamos para aumentar o lucro do escritório. Dizemos sempre que não basta simplesmente pensar em reajustar o preço dos serviços básicos, mas também:
- Reduzir custos (muitos deles estão ocultos);
- Obter novas maneiras de aumentar a receita;
- E fazer mais, com menos.
Apresentar essas alternativas, no entanto, não é o suficiente para os contadores aumentarem sua margem de lucro, e explicamos que o segredo está na escolha das estratégias que o ajudarão a alcançar esses resultados e no interesse de colocá-las em prática.
Hoje nós dedicamos esse artigo para falar justamente sobre como aumentar o lucro do escritório contábil. Esperamos que você, contador, goste das nossas dicas!
Aumentar o faturamento seria suficiente? Nem sempre…
Alguns contadores podem acreditar que aumentar o faturamento basta para o escritório ter uma boa rentabilidade.
Em teoria, essa ideia pode estar correta, porém, existe um pequeno detalhe que acaba “quebrando” essa linha de raciocínio:
Imagine o seguinte: um escritório possui um faturamento mensal de R$ 80.000, mas em contrapartida, seus custos e despesas seguem a mesma proporção de valor, atingindo a marca de R$ 70.000. Por andarem praticamente lado a lado (receita + despesas), isso faz com que o resultado financeiro fique como? No “zero a zero”.
O escritório tem uma bom faturamento? Sim! Mas com os custos tão altos, o contador não está tendo retorno sobre o investimento.
Agora vamos imaginar uma outra situação…
Outro escritório possui um faturamento de R$ 50.000, mas os seus custos somam R$ 25.000. Nesse caso, o escritório até pode estar ganhando menos do que o primeiro exemplo, mas a sua margem de lucro é muito superior. E isso é muito mais interessante financeiramente para o profissional contábil.
A margem de lucro é um indicador que demonstra se o nosso escritório está realmente conseguindo transformar seus esforços em resultados financeiros. Uma boa margem de lucro deve se manter na faixa de 20 a 30 %, no mínimo.
LEIA TAMBÉM | 10 Melhores Dicas Para Captar Clientes Para A Contabilidade
4 estratégias para aumentar o lucro do escritório contábil
Ok, entendemos que aumentar o lucro do escritório contábil é importante e que existem quatro caminhos que o contador precisa seguir para obter esse resultado (precificar + reduzir custos + aumentar receita + fazer mais com menos).
A questão, agora, é entender: quais estratégias aplicar no dia a dia da empresa para ter esses resultados? Vejamos algumas delas:
1. Precificação
A precificação consiste em analisar detalhadamente todos os custos envolvidos na prestação dos serviços contábeis.
É muito importante que o preço repassado ao cliente seja calculado corretamente e reajustado todos os anos, para impedir que os custos fixos e variáveis se tornem maiores do que as receitas do escritório.
Por se tratar de serviços, é natural que os contadores se perguntem: “Será que estou cobrando um preço justo?”
Muitos tem o hábito de definir o preço considerando apenas o valor do concorrente, mas o correto aqui é fazer o cálculo em cima das especificidades do seu próprio escritório. Sendo assim:
- Tudo bem analisar a concorrência, mas você deve focar nas próprias despesas. Se você vender o seu trabalho com base em outro escritório de contabilidade, esse pode ser o caminho mais rápido para ter prejuízo;
- Utilize um método de precificação baseado em valor. Se você oferece um serviço que economiza tempo ou dinheiro para o cliente, isso também deve ser refletido no seu preço;
- Revise e ajuste preços regularmente. Fatores como inflação e aumento de custos impactam todo o mercado externo e o seu escritório não é imune a eles;
- Considere entregar diferentes pacotes de serviço. Ao fazer isso você permite que os novos clientes escolham o nível de serviço que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
2. Redução de custos
A redução de custos consiste em identificar e eliminar desperdícios. O volume de custos vai depender muito das operações de cada escritório contábil, que podem variar conforme o tamanho e a complexidade dos serviços oferecidos ao cliente.
Para identificar os custos que podem ser contidos ou eliminados do orçamento, precisamos fazer uma avaliação criteriosa sobre tudo o que o escritório está gastando atualmente. E em cima disso, descobrir quais deles são desnecessários ou agregam pouco para as operações.
Dito isso, convém seguir alguns passos:
- Automatize processos rotineiros. Não fique perdendo tempo com tarefas manuais e que roubam horas valiosas com o cliente. Utilize softwares de contabilidade e ferramentas de automação que ajudam o escritório a ser mais ágil;
- Revise e renegocie contratos com fornecedores. Caso algum fornecedor não aceite, comece a estudar a ideia de buscar novas alternativas;
- Adote políticas mais sustentáveis: Implementar práticas de eficiência energética e eliminação de papel pode reduzir significativamente os custos associados à eletricidade e armazenamento;
- Invista em treinamento e capacitação. O time do escritório é responsável por realizar a maior parte das tarefas fiscais e contábeis. Treiná-los é importante para deixar todos mais eficientes e menos propensos a erros.
3. Aumento de receita
Aumentar a receita envolve explorar novas oportunidades de negócios e maximizar o valor dos serviços prestados pelo escritório.
Aqui, existem várias ações que podem ser praticadas para aumentar a receita: fazer a captação de novos clientes e vender serviços adicionais aos clientes que já estão na carteira são apenas alguns exemplos.
Desta forma, nossas dicas são:
- Expanda sua base de clientes. Implementar estratégias de marketing digital pode ajudar o seu escritório a atrair novos clientes. A era moderna requer um posicionamento online, então não fique preso apenas às formas tradicionais de captação;
- Ofereça novos serviços. Amplie o seu portfólio e comece a trabalhar também com consultoria contábil. Isso pode ajudá-lo a atender uma gama mais ampla de necessidades, além de diferentes perfis de clientes;
- Foque na retenção de bons clientes. Crie programas de fidelidade e ofereça incentivos para os clientes de longo prazo, garantindo que eles permaneçam na sua base e se tornem propagadores da sua marca.
LEITA TAMBÉM:
4. Fazer mais com menos
Fazer mais com menos significa assumir novas demandas e manter a qualidade dos serviços prestados ao cliente sem ter que aumentar o time contábil ou investir mais em infraestrutura.
Assim como no caso da redução de custos, aqui precisamos fazer uma análise geral do escritório para entender o que a empresa tem a disposição no momento atual, e como esses recursos podem ser otimizados.
Para isso, comece por aqui:
- Invista em IA. Essa tecnologia não só ajuda na execução de tarefas repetitivas (através da automação), como também deixa o seu escritório mais inteligente e preparado para entregar serviços consultivos e analíticos.
- Adote uma cultura digital. Transforme a forma como seu time enxerga e lida com a contabilidade para que todos tenham uma mentalidade para o novo e façam o uso inteligente das ferramentas. É possível trabalhar com mais eficiência, sim, e você não precisa aumentar a equipe.
Conclusão
Aumentar o lucro do escritório contábil não é uma tarefa simples, mas sim uma jornada baseada em estratégias bem definidas. Porém, sabemos que implementar essas estratégias pode ser desafiador sem as ferramentas e orientações adequadas.
É aqui que o Programa Transformação Digital Master pode fazer a diferença, pois oferece as soluções e conhecimentos necessários para digitalizar e otimizar seu escritório. Ao adotar uma cultura digital e investir em tecnologia, você poderá transformar a gestão contábil e alcançar os resultados financeiros desejados.
Em apenas 60 dias, sua empresa contábil alcança o equivalente a 12 meses de progresso digital, impulsionando a lucratividade e reduzindo custos significativamente. Fale com nosso time e saiba mais!
Pingback: Como trabalhar com BPO financeiro no escritório de contabilidade