A automação contábil está deixando os escritórios de contabilidade cada vez mais estratégicos, e ela também pode fazer isso pelo seu escritório. Saiba como!
Dados divulgados pela Analytics Insight mostram que 80% das empresas adotarão a automação inteligente até 2025.
Entre os setores que se beneficiarão com ela (e que inclusive já estão se beneficiando), temos a área da contabilidade, que está saindo da posição de um departamento operacional para se tornar mais analítico.
Hoje vamos entender como a automação contábil está ajudando centenas de escritórios de contabilidade a se destacarem no mercado, e como a Contadores Digitais pode ajudar o seu escritório a aplicar e se beneficiar da automação.
O que é automação contábil
A automação contábil é um termo que usamos para explicar a adoção de tecnologias que ajudam a automatizar demandas dentro do escritório de contabilidade.
Sabe atividades, como conciliação bancária, registro de notas fiscais e integração dos extratos bancários?
Então, hoje, nós já podemos usar ferramentas e sistemas para desempenhar essas tarefas, e com isso, liberar os times e o próprio contador para outras atividades importantes como, por exemplo, captar mais clientes e prestar serviços mais consultivos e analíticos.
LEIA TAMBÉM | Contabilidade consultiva: como aplicar e vender no seu escritório
Como funciona a automação no escritório de contabilidade
A automação no escritório de contabilidade funciona a partir da adoção de ferramentas, como um software de gestão e sistemas de inteligência artificial.
Simples desse jeito? Na teoria, sim!
No entanto, uma verdade que poucos gostam de falar, é que só adquirir tecnologias é insuficiente para o escritório garantir os benefícios de automatizar processos.
É necessário, primeiramente, haver uma mudança de mentalidade e cultura, para que o time e o contador saibam integrar as novas ferramentas aos processos já existentes, e extrair o máximo potencial dessas soluções.
Além disso, quando falamos em automação contábil, estamos nos referindo também à:
- Processos automatizados;
- Importação de dados;
- Digitalização de documentos;
- Migração para nuvem;
- Entre outras medidas importantes que tornam o escritório de contabilidade menos analógico e mais digital.
Ou seja, investir em ferramentas é o caminho para trabalhar com automação no escritório de contabilidade? Sim! Mas esse não é o único caminho que precisa ser percorrido. Precisamos também desenvolver hábitos digitais e uma mentalidade digital.
Como a automação ajuda seu escritório contábil
O grande benefício da automação contábil é o aumento da eficiência operacional e produtividade do time.
A equipe do escritório não precisa mais ficar reféns de processos manuais e analógicos porque agora as ferramentas assumem a responsabilidade pela maior parte das atividades do escritório contábil.
Que atividades são essas?
- Integração e registro de documentos fiscais;
- Importação de extratos bancários;
- Reconciliação de transações financeiras;
- Armazenamento e backup de informações;
- Geração de relatórios financeiros;
- Transmissão de documentos e guias fiscais são apenas alguns exemplos.
Fora esse ponto — o de aumentar a eficiência operacional e a produtividade —, não podemos esquecer de mencionar a redução de custos, a agilidade nas entregas, e a capacidade do escritório entregar serviços mais consultivos.
No que diz respeito à redução de custos, as ferramentas para automação de processos contábeis ajudam a minimizar desperdícios, retrabalhos e erros humanos que costumam gerar gastos não programados no orçamento do contador.
Quanto à agilidade, as demandas podem ser entregues com mais rapidez ou até mesmo no mesmo dia que o cliente fez a solicitação (dependendo da complexidade que foi o pedido).
E sobre a capacidade de entrega de serviços mais consultivos, deve-se ao fato do contador adquirir mais tempo de qualidade para sentar com o seu cliente e discutir estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa.
Como a Contadores Digitais ajuda os escritórios na automação contábil
Como mencionado acima, será preciso que o escritório adquira, além das ferramentas certas para a automação contábil, uma mentalidade, cultura e hábitos voltados para o digital.
Sem esses três elementos (mentalidade + cultura + hábitos), ele não terá como criar um ambiente adequado para implementar as soluções e usufruir o melhor que elas tem a oferecer.
É preciso, antes de mais nada, criar um ecossistema digital no escritório de contabilidade, para certificar que processos, pessoas e tecnologias estejam alinhadas, andando lado a lado.
Adquirir esses pilares, no entanto, não é uma jornada simples, e por isso não pode ser realizada de qualquer maneira. Será necessário contar com a expertise e a ajuda de profissionais que entendem de transformação digital.
Mas onde encontrar um programa que tenha tudo isso? Simples: no Transformação Digital Master .
A Contadores Digitais desenvolveu esse programa intensivo para todos os contadores que precisam adaptar seus escritórios à era digital com urgência.
Através de uma metodologia única, implantamos a mentalidade e a cultura digital no seu escritório contábil, além de ajudar também no desenvolvimento de hábitos digitais.
Para saber mais sobre nosso programa, preencha o formulário para falar com o nosso time!
Esperamos que o conteúdo deste artigo tenha sido útil para você, contador, que busca o crescimento organizado e sustentável para seu escritório.
Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!
Pingback: Transformação digital e os desafios que assombram os contadores - Contadores Digitais