Formação BPO Financeiro: acesse um oceano azul para contadores

Por que uma formação em BPO Financeiro é importante antes de começar a oferecer o serviço? Simplesmente porque conhecimento técnico pode não ser o bastante para ter sucesso: você precisa saber identificar o cliente ideal, saber implementar BPO no escritório contábil e, claro, saber VENDER o BPO.

Mas será que a corrida pelo BPO Financeiro não é apenas a moda da vez? Vamos descobrir:

O relatório Global Finance and Accounting Outsourcing Industry projeta que, até 2025, a terceirização financeira movimentará mais de 14,6 bilhões de dólares no mercado mundial. Já a Technavio estima que esse número alcance US$40,16 bilhões!

O que isso tudo tem a ver com você, contador, gestor financeiro, empresário ou estudante que deseja aprender mais sobre BPO? Absolutamente tudo!

Essa é a oportunidade de adicionar o BPO Financeiro no seu portfólio e trabalhar com uma modalidade de serviços que está com alta demanda por profissionais capacitados. 

Mas antes de sair por aí oferecendo BPO, preste atenção: atuar nessa área vai exigir preparo, algo que você só vai conseguir alcançar através de uma boa formação em BPO Financeiro!

Afinal, partir para a criação de um novo produto no seu escritório contábil é algo emocionante no começo, mas pode trazer uma boa quantidade de tentativas e erros que custam caro em termos de tempo, dinheiro e recursos humanos perdidos.

O conceito de BPO Financeiro

BPO, sigla para Business Process Outsourcing, refere-se à terceirização de processos empresariais. No caso do BPO Financeiro, trata-se da transferência das atividades financeiras para especialistas externos, ou seja, profissionais que não compõe o quadro interno da empresa.

Essa decisão traz muitas vantagens, mas as principais são:

  • Otimização de tempo;
  • Economia de recursos;
  • Garantia de que as finanças estão sendo geridas por quem entende do assunto.

Por que investir em uma formação em BPO Financeiro?

Com o aumento da procura pelo BPO financeiro, muitos profissionais têm começado a oferecer a terceirização sem formação. Isso tem funcionado? Em alguns casos, sim, mas há riscos em seguir dessa forma. 

Sem o conhecimento sobre como implementar e vender o BPO Financeiro, os profissionais acabam limitando o seu alcance e seus resultados.

Quer exemplos? Então vamos a eles: veja a diferença de alguém que fez a formação em BPO Financeiro de alguém que não fez: Cláudio e Felipe. 

Cláudio decidiu oferecer BPO financeiro sem investir em uma formação específica. Ele improvisa e consegue fechar alguns contratos, mas a sua falta de conhecimentos em negócios de BPO acaba levando ele a resultados medianos. Aliás, ele nem selecionou seus potenciais clientes direito e ainda prestou muito mais serviços do que realmente deveria oferecer. Resultado: entregou muito, mas não do jeito certo e nem para o tipo de cliente certo, que acabou rescindindo o contrato.

Já o Felipe optou por se especializar, dominando as melhores práticas do BPO Financeiro. Com o conhecimento adquirido, ele encontra o perfil de cliente certo (nada mais, nada menos), não erra ao preparar contratos que vão gerar lucro para seu escritório e ainda inova, entrega mais valor, fideliza clientes e se torna uma referência. 

Resumindo: enquanto Cláudio fecha contratos menores que dão muita dor de cabeça, Felipe atrai negócios maiores e mais lucrativos.

As principais funções de um profissional de BPO Financeiro

Podemos dividir as atividades de um profissional de BPO Financeiro em três áreas:

1. Controle de contas a pagar e a receber

O profissional fica encarregado de garantir que todas as obrigações financeiras da empresa sejam realizadas dentro dos prazos. Mas não é só organizar as contas e pronto. O trabalho também envolve acompanhar o andamento das finanças, agendar pagamentos e monitorar os recebimentos para manter o fluxo de caixa saudável.

2. Gestão de fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa envolve registrar o que entra e sai da empresa, mas aqui o profissional de BPO Financeiro vai além: ele também faz projeções sobre o futuro financeiro do negócio, prevendo receitas e despesas, para que o seu cliente tome decisões mais assertivas sobre onde e quando investir o seu dinheiro.

3. Análise de relatórios financeiros

Na era big data, quem tem dados, tem tudo. Mas produzir relatórios financeiros e achar que está tudo certo não é saber usar dados — o grande ponto aqui é interpretar as informações de modo que elas sejam transformadas em ações práticas. 

Como profissional de BPO, você também será responsável por avaliar os dados e apontar onde há desperdícios, oportunidades de otimização e fazer recomendações que geram economia e melhores resultados para o cliente.

Como a formação em BPO Financeiro pode transformar sua carreira

Agora, vamos ao ponto: o impacto que uma formação em BPO Financeiro têm na sua carreira e/ou na lucratividade do seu escritório contábil. 

Se você já trabalha com contabilidade ou finanças, sabe que o mercado está recheado de profissionais novos e que eles estão cada dia mais competitivos. 

Nesse cenário de competição, como se diferenciar? A resposta está no desenvolvimento de habilidades específicas e técnicas que apenas uma formação pode oferecer. 

Empresas de todos os tamanhos já estão buscando especialistas em BPO Financeiro que possam gerenciar suas finanças, por isso tenha consciência do seguinte: quanto maior for a sua qualificação (técnica e prática), maior será a sua chance de alcançar esses contratos.

Vale lembrar também que a formação pode aumentar a sua chance de criar relações mais duradouras, aumentar a receita recorrente e fidelizar clientes. Isso porque você será capaz de oferecer um verdadeiro suporte para que os negócios deles cresçam.

Curso BPO 360: o caminho completo para a sua formação 

Se você quer estar à frente dessa tendência, o Curso BPO 360 da Contadores Digitais é o seu próximo passo.

Nosso curso foi desenvolvido para todos os profissionais que desejam dominar todas as etapas do BPO Financeiro e dar um salto em termos de produtividade e lucratividade com um produto novo. Confira a grade completa do curso BPO 360:

Parte I – Implementação de BPO Financeiro

  • Apresentação da estrutura e primeiros passos;
  • Processos internos no BPO;
  • Diagnósticos;
  • Benefícios do BPO;
  • Perfil e análise do cliente;
  • Perfil do profissional;
  • Como capacitar as pessoas;
  • Fluxo de trabalho do BPO e como modelar os processos;
  • Dia a dia operacional;
  • Gestão de Tarefas: passo a passo na prática;
  • Quais softwares financeiros utilizar;
  • Ferramentas utilizadas;
  • Entregas a serem feitas no BPO;
  • Precificação;
  • Custos do BPO;
  • Contrato;
  • Como ser Consultivo no BPO.

Parte II – Marketing e Vendas de BPO Financeiro

  1. Marketing digital;
  2. Posicionamento nas redes sociais;
  3. Nicho e Persona;
  4. Processos comerciais para vender o BPO;
  5. Apresentação comercial;
  6. Proposta Comercial e acompanhamento;
  7. Métodos de vendas;
  8. CRM;
  9. ICP (Ideal Customer Profile);
  10. Contorno de objeções;
  11. Cadências e prospecções;
  12. Técnicas e dicas dos Experts.

Como você pode perceber, na formação em BPO Financeiro da Contadores Digitais, nós trabalhamos uma metodologia com visão 360 graus, em conjunto com mentores referência do mercado, para que os alunos saiam realmente prontos para implementar e vender BPo Financeiro.

Aproveite essa oportunidade para aprender a terceirização financeira na prática e se diferencie no mercado enquanto ainda há muito espaço para crescimento! Saiba mais e garanta sua vaga no Curso + Mentoria BPO Financeiro 360!

 

Deixe um comentário