Aqui na Contadores Digitais nós acreditamos que o crescimento dos escritórios contábeis pode acontecer a partir de três caminhos:
- Se tornar lucrativo, reduzindo custos;
- Aumentar o faturamento, oferecendo novos produtos para a base de clientes;
- Aumentar o número de clientes na carteira;
O contador pode optar por seguir apenas um caminho? Sim, mas antes que você decida fazer isso, responda:
Por que escolher apenas um caminho quando é possível seguir todos eles e acelerar ainda mais o crescimento do escritório contábil?
Alguns dirão que é impossível seguir três direções ao mesmo tempo e obter sucesso, mas essa palavra “impossível” não existe no dicionário do time da Contadores.
Aqui, nós trabalhamos com uma metodologia comprovada e validada por centenas de escritórios e contabilidade, e aplicamos a regra 70/20/10 para assegurar que o profissional alcance resultados escaláveis e duradouros.
Vamos entender…
“Será que minha empresa contábil está pronta para trilhar os caminhos do crescimento?”
Antes de construir um plano que ajude o escritório a trilhar os caminhos de crescimento, precisamos parar o que estamos fazendo e analisar o nível de maturidade que a empresa contábil se encontra.
- Existe organização interna?
- Todos os processos estão automatizados e otimizados?
- O time de colaboradores está realmente engajado e produtivo?
Apenas após certificarmos que existe esse nível de maturidade, é que conseguiremos definir um plano e tornar a empresa capaz de atrair e absorver vários clientes mensalmente, reduzir custos, e vender mais para os clientes que já estão na carteira.
E por que ter essa mentalidade faz diferença?
Porque sem ela, o escritório estará fadado a executar as mesmas coisas que já vinha realizando até então. Ele não conseguirá atingir resultados diferentes porque não está fazendo nada novo; ele não mudou sua forma de ver e praticar a contabilidade.
“Loucura é fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein
LEIA TAMBÉM | Como Processos Agéis podem melhorar a sua produtividade
Desmistificando os caminhos para o escritório contábil crescer
1. Aumentar a lucratividade do escritório de contabilidade reduzindo custos
Toda a empresa tem custos, mas nem todas as empresas sabem como controlá-los e principalmente como reduzi-los.
Quando existem muitos custos, eles “comem” boa parte dos lucros obtidos no período, fazendo com que o escritório contábil, por exemplo, não consiga alcançar bons números.
E como podemos reduzir esses custos que o contador conhece bem, e até ajuda seus clientes a fazer isso, mas ele mesmo não o faz?
- Identificando os custos invisíveis que não agregam valor aos clientes;
- Aumentando a produtividade ao eliminar as atividades repetitivas;
- Automatizando processos para ganhar mais tempo;
- Fazendo muito mais com a mesma estrutura;
2. Vender mais para os clientes da base para aumentar o faturamento
Se o escritório faz uma boa gestão de clientes, sabe as necessidades deles e tem expertise para criar novos produtos e serviços (dentro do processo PMF – Product Market Fit), perfeito!
Essa é a oportunidade para a empresa contábil desenvolver novas ofertas e reforçar o portfólio, pois os clientes já estão dentro da casa, conhecem o profissional e confiam em suas recomendações. Então, é mais fácil chegar até eles e apresentar novos serviços.
Além disso, o escritório já possui uma infraestrutura, então não haverá necessidade de investir tantos recursos para entregar as novas soluções.
Atenção: É preciso saber vender e cobrar pelo produto sem que os clientes sintam que esse novo serviço faz parte dos honorários mensais.
3. Aumentar o número de clientes em carteira a partir da captação
Talvez este seja o maior desafio para os contadores, pois até pouco tempo atrás ter um setor comercial e fazer o marketing dos escritórios era um “tabu”.
No entanto, hoje esses recursos já se mostraram normais e até mesmo necessários para os contadores buscarem clientes de forma profissional.
- Ações de marketing, como anúncios online e produção de conteúdo, por exemplo, podem ser usadas para aumentar a visibilidade da marca e atrair potenciais clientes;
- Networking, em que o próprio contador participa de eventos e encontros de negócios, é interessante para aumentar o leque de contatos e ser reconhecido (e lembrado).
Como aplicar o método 70/20/10 e quando virão os resultados
O método 70/20/10 é uma estratégia em que alocamos 70% dos nossos esforços e investimentos na principal área de foco, 20% à segunda prioridade e 10% à terceira.
Aqui na Contadores Digitais, recomendamos a aplicação de 70% à redução de custos, 20% vendas para clientes existentes e 10% captação de clientes novos. Por quê?
Curto prazo
A primeira forma, que consiste em reduzir os custos para aumentar a lucratividade, é um terreno conhecido onde os contadores estão mais acostumados.
Eles têm grande facilidade e habilidade para analisar os números e reduzir as despesas, e principalmente, sabem identificar e reduzir os custos invisíveis.
Então, ao priorizarmos esse ponto, conseguimos alcançar um retorno mais rápido (embora limitado).
Médio prazo
A segunda opção, que envolve vender mais para a carteira de clientes, costuma gerar resultados no médio prazo. Isso porque depende de uma análise da carteira de clientes, para só então construirmos um novo produto e solução efetiva que irá, de fato, despertar o interesse deles.
Ah, esse caminho costuma levar mais tempo porque será preciso também aprender a vender estes produtos.
Longo prazo
O terceiro, que trata de captar mais clientes para a base, é o mais desafiador e, portanto, o mais demorado.
Contudo, trazer novos clientes é o que irá oxigenar a carteira do escritório, garantindo clientes mais rentáveis para que o contador e o seu time interno se livrem daqueles clientes “mal acostumados” que agregam pouco para o escritório contábil crescer.
Crescimento para escritórios contábeis com a Contadores: quando posso começar?
A Contadores Digitais desenvolveu um programa de transformação digital exclusivo em que aceleramos o crescimento de escritórios contábeis em apenas 8 semanas.
Todo o nosso trabalho é fundamentado em cima de uma metodologia validada, que se baseia em três pilares-chaves:
Se quer fazer o seu escritório contábil crescer, não perca tempo. Saiba mais sobre o TDM (Transformação Digital Master) e veja como fazer parte da próxima turma!
E então, esse artigo foi útil para você? Considere se enscrever em nossa newsletter e receba os próximos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.