A cultura organizacional soma todos os valores, crenças, comportamentos e práticas de uma organização. Ela molda a forma com que o ambiente de trabalho é percebido pelas pessoas à sua volta, e interfere diretamente na forma com que os colaboradores atuam e interagem entre si, com os líderes e os próprios clientes.
Uma cultura forte em empresas contábeis tem potencial de elevar (e muito) o desempenho do time, e ajudar os contadores a alcançarem resultados impressionantes. No entanto, uma cultura negativa pode fazer justamente o oposto, impedindo que seus escritórios cresçam e se desenvolvam como o desejado.
Hoje vamos entender como a cultura organizacional pode impulsionar o crescimento do seu escritório contábil e como a Contadores Digitais pode ajudar você nesse processo.
Por que escalar o crescimento da empresa contábil?
A primeira coisa que precisamos entender quando falamos em escalar o crescimento da empresa contábil, é que o conceito trata de expandir a capacidade do escritório em atender mais clientes e entregar mais serviços sem comprometer a qualidade.
Geralmente, os escritórios de contabilidade trabalham com a prestação de serviços de contabilidade, auditoria, consultoria fiscal e folha de pagamento. Mas, ultimamente, isso tem se mostrado insuficiente para captar novos clientes e fidelizá-los.
Por quê? Você deve estar se perguntando. Nós respondemos: pelo fato do comportamento do cliente já não ser mais o mesmo e ele exigir do escritório contábil mais do que só aqueles mesmos serviços tradicionais de sempre.
A questão é que sair do tradicional e entregar esse “a mais” exige duas coisas importantes:
- Transformação Digital
- Mudança de Cultura
A transformação digital será responsável por otimizar processos e melhorar a eficiência operacional a partir da automação e do uso de dados. A cultura organizacional, por sua vez, será encarregada de assegurar a qualidade dos serviços sem que o contador precise ficar “em cima” ou de olho no seu time 100% do tempo.
No quesito transformação digital, o caminho é simples. Precisamos implementar tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial, e sistemas integrados. No caso da cultura organizacional, o processo pode ser mais “complexo”, por assim dizer, porque exigirá uma mudança de mentalidade, comportamentos e qualificação de profissionais.
Impulsionando o crescimento da empresa contábil através da cultura organizacional
Agora que já introduzimos o assunto, vamos à parte prática deste conteúdo: avaliaremos as ações necessárias para atingir seus objetivos de crescimento com uma cultura organizacional bem elaborada. Confira:
1. Clareza sobre os papéis
Quais papéis serão desempenhados dentro da empresa, e quais serão os profissionais encarregados por desempenhar esses papéis?
Todo escritório contábil com potencial para crescer conta com pelo menos três perfis específicos de profissionais:
- Técnicos: pessoas capacitadas para realizar as tarefas contábeis, administrativas e fiscais contratadas pelos clientes;
- Gerentes: pessoas que gerenciam os técnicos e desenvolvem processos para garantir que o trabalho seja feito da melhor forma;
- Desenvolvedores de negócio: pessoas que desenvolvem novos negócios, novos produtos e gerenciam o relacionamento com os clientes.
Contadores que são donos de escritórios, não podem e nem querem ser escravos do seu próprio negócio. Então, é preciso identificar e manter esses três perfis dentro do time para poderem se concentrar em liderar e expandir a sua empresa, delegando tarefas e garantindo que cada área seja bem gerida.
2. Construção de uma equipe equilibrada
A diversificação de habilidade é muito importante para criarmos uma empresa de contabilidade que cresce. Por isso, devemos também identificar as habilidades que o seu escritório possui hoje, e quais skills ainda são necessárias para preencher as lacunas de cada setor.
Aqui vai uma dica master do nosso time:
Uma equipe equilibrada consiste em ter as habilidades nos ambientes certos. Não adianta você ter um profissional técnico alocado no atendimento ao cliente, por exemplo. É preciso usarmos as habilidades de cada colaborador de forma estratégica para eles alcançarem seu máximo potencial.
3. Trabalho em equipe
Responda: Na sua ausência, o seu time consegue solucionar os problemas com autonomia? Todos os colaboradores se apoiam? Existe união para desenvolver soluções para os clientes?
É muito comum vermos áreas atuando de forma separada nos escritórios de contabilidade, com os talentos se responsabilizando apenas por suas funções. Se isso estiver acontecendo na sua empresa, vale a pena mudar esse cenário.
E de que forma isso pode ser feito?
- Promovendo a integração entre as equipes;
- Incentivando a comunicação aberta e clara entre os departamentos;
- Realizando treinamentos para enfatizar a importância do trabalho em conjunto e do senso de time.
4. Desenvolvimento de habilidades e confiança
Outra ação importante para o crescimento de uma empresa de contabilidade consiste em desenvolver as habilidades e a confiança dos colaboradores.
E por que essa medida é tão necessária? Simples: é preciso delegar funções e confiar em outras pessoas, a fim de obter mais tempo e disponibilidade para focar na liderança estratégica do negócio.
Em um escritório tradicional, os talentos tendem a ficar acomodados em suas tarefas, desempenhando apenas as atividades ao qual foram designados.
Isso é prejudicial quando falamos em crescimento do escritório contábil. Afinal, essa falta de proatividade limita a capacidade do talento evoluir e se adaptar às novas demandas, além de prejudicar sua autoconfiança para se posicionar e tomar decisões.
Assim, os primeiros passos para desenvolver habilidades são:
- Identificar os talentos que precisam se aprimorar ou garantir mais skills (sejam elas hard ou soft skills);
- Planejar um cronograma de treinamento contínuo para desenvolver as habilidades e a confiança desses talentos.
LEIA TAMBÉM | Educação digital: estratégia competitiva para empresas contábeis
5. Gestão de desempenho
Para realizar esse controle, será preciso listar todos os indicadores que mostrarão a performance dos talentos, em seguida, marcar reuniões semanais/mensais para:
- Discutir os resultados alcançados e quais serão as próximas metas;
- Garantir que as coisas estão seguindo o caminho programado;
- Recompensar, quando comprovado um excelente desempenho.
6. Liderança
O papel dos líderes é inspirar e guiar a equipe em direção às metas e objetivos.
Escritórios de contabilidade que querem crescer, precisam contar com essa liderança, mas ela não precisa necessariamente vir do contador proprietário do escritório. Ela pode vir de outros profissionais responsáveis com aptidão para motivar e orientar o restante do time.
Na sua empresa contábil, por exemplo, quais são as mentes em que você confia, têm autoconfiança e talento para estar no controle das operações?
Identifique esses talentos, instrua-os e mostre que confia neles para assumir o papel designado enquanto você fica livre para cuidar da estratégia de crescimento do seu escritório.
Como a Contadores Digitais ajuda sua empresa de contabilidade a crescer através da cultura organizacional?
Transformação Digital Master (TDM) é um programa intensivo desenvolvido pela Contadores Digitais para escalar os escritórios de contabilidade em poucas semanas, através da transformação digital e da mudança de cultura. Nosso principal objetivo é prepará-los para crescer diante dos desafios do cenário atual de mercado.
A partir do programa:
- Redirecionamos o foco das equipes para atividades consultivas de maior valor agregado;
- Treinamos seus colaboradores para se adaptarem ao uso das principais tecnologias do mercado contábil;
- Desenvolvemos a cultura para garantir mais liberdade aos sócios e proprietários, a fim de que possam se concentrar em atividades estratégicas, longe do operacional.
As próximas turmas do programa Transformação Digital Master (TDM) já estão agendadas. Faça sua pré-inscrição agora, receba mais informações sobre o programa e garanta sua vaga!